Quais os benefícios do colágeno hidrolisado?

Saiba quais são os benefícios do colágeno hidrolisado. Suplemento alimentar utilizado para promover a produção de colágeno natural pelo corpo do ser humano.

Antes da explicação sobre quais são os benefícios do colágeno hidrolisado, é necessário entender: o que é colágeno?

O colágeno é uma importante proteína estrutural encontrada no reino animal. Em essência, ele mantém o corpo unido e dá aos ossos, pele, músculos, tendões, ligamentos e cartilagem força, estrutura e elasticidade.

Diferentes tipos de colágeno podem ser encontrados no corpo do ser humano. O colágeno tipo I, por exemplo, é feito de fibras muito longas e compactas que fornecem aos ligamentos, tendões e resistência à tração da pele. As fibras do colágeno tipo II, por outro lado, são mais curtas, amortecem o impacto entre os ossos e servem de amortecimento para as articulações. Portanto, eles desempenham um papel importante na manutenção da saúde física.

Conforme a pessoa envelhece, o corpo produz menos colágeno, o que leva a sinais visíveis de envelhecimento, como linhas e rugas. Isso ocorre porque há menos colágeno, o que dá elasticidade à pele e sustenta sua estrutura.

O colágeno, geralmente extraídos da pele e os ossos de peixes, porcos e gado, é a matéria-prima a partir da qual produtos como a gelatina e o colágeno hidrolisado são fabricados.

O que são peptídeos de colágeno e o que significa processo de hidrólise?

Os peptídeos de colágeno são cadeias curtas de aminoácidos, extraído do colágeno nativo, ou seja, de comprimento total, por meio de um processo denominado hidrólise enzimática.

O colágeno nativo, por exemplo, da pele bovina, deve, consequentemente, passar por um processo de extração com o qual os peptídeos de colágeno são liberados de suas ligações. No nível molecular, o colágeno consiste em três longas cadeias de aminoácidos que formam uma hélice tripla com alto peso molecular. Como resultado, os peptídeos de colágeno são incluídos em uma fibra de colágeno estável e insolúvel.

O colágeno então passa por um processo chamado hidrólise enzimática. Uma enzima específica é usada para quebrar as ligações peptídicas para que os peptídeos de colágeno possam ser extraídos. O grau de hidrólise afeta o peso molecular médio do produto final. O processo de hidrólise enzimática é monitorado de perto para garantir a reprodutibilidade.

Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado?

O colágeno hidrolisado é bioativo, ou seja, depois de ser absorvido pela corrente sanguínea, ele afeta a atividade das células do corpo de várias maneiras. O colágeno hidrolisado pode, por exemplo, estimular os fibroblastos da pele a produzir mais ácido hialurônico, essencial para a hidratação da pele.

O colágeno hidrolisado ajuda o corpo a reparar o tecido danificado. Ele apoia a estrutura da pele, pode contribuir para a saúde do cabelo e ajuda a manter a densidade óssea. É por isso que o colágeno hidrolisado é usado ​​em vários produtos nos setores de saúde, cosméticos e fitness.

Por exemplo, vários estudos científicos demonstraram que o colágeno hidrolisado pode melhorar a saúde das articulações, evitando a quebra da cartilagem e reduzindo a inflamação ao redor da articulação. Isso tem um efeito positivo em pessoas com doenças articulares, pois pode melhorar sua mobilidade e aliviar a dor.

Outras importantes aplicações do colágeno hidrolisado são na recuperação após exercício; na saúde dos ossos e nos cuidados com a pele de maneira geral.

Gostou destas dicas, então acompanhe aqui no site informações relevantes, tais como, se grávida pode tomar Whey protein ou se a creatina, afinal, engorda ou emagrece.

Veja mais notícias em nosso site.

logotipo

Cadastre-se em nossa lista de parceiros e receba nossas novidades!

Publibusiness

Para entrar em contato conosco, preencha dos dados abaixo envie sua mensagem.