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O mundo on-line de olho no tráfego orgânico

A internet, atualmente, está integrada nas relações sociais de todos os tipos: profissionais, pessoais, comerciais… E nesse mar de informações que é a web, ter destaque e ser relevante para outros usuários é tanto uma conquista como um desafio. Nesse sentido, para empresas e instituições que usam a internet como meio de atração de clientes, o tráfego pago tem sido um importante recurso nas estratégias de marketing. Por outro lado, têm ficado cada vez mais evidentes as vantagens do tráfego orgânico, que por isso, desperta cada dia mais o interesse dentro do ciberespaço.

Ainda não entende bem do que se trata o tráfego pago e o tráfego orgânico? Bem, vamos lá! O mundo on-line de olho no tráfego orgânico está cada vez mais evidente.

Se chama tráfego todo o fluxo de visitas que é contabilizado em um site. E essas visitas podem ser alcançadas por meio de anúncios que direcionam a pessoa à página (tráfego pago) ou espontaneamente, quando o visitante vai diretamente em busca do site (tráfego orgânico).

Assim, as estratégias de marketing têm se direcionado para esses dois pilares. Planejando e pagando anúncios, é possível alcançar a visibilidade pretendida mais rapidamente, recurso que é direcionado para objetivos mais imediatos; já o planejamento estratégico para conseguir tráfego orgânico, além de buscar uma redução de custos, visa alcançar resultados de longa duração. A maior parte do tráfego orgânico vem principalmente de mecanismos de busca, como o Google. Estar nas primeiras páginas dessas plataformas pode ser valioso e definir a popularidade de um site.

Observou-se, em relação a isso, que assim que passa o período de durabilidade dos anúncios sobre um site, o seu tráfego diminui. Por isso, constata-se que ações que buscam alcançar tráfego orgânico podem continuar gerando engajamento a longo prazo. Há também a questão da confiabilidade, já que os sites de busca sinalizam os anúncios, ou seja, as pessoas têm o conhecimento de que há uma intenção de venda ali, seja de um produto ou de um serviço, o que pode causar hesitação aos usuários durante o acesso.

Ainda sobre o impacto gerado a partir do tráfego orgânico, segundo informações do Search Engine Journal, uma pesquisa realizada pela empresa BrightEdge apontou que 51% de todo o tráfego de um site vem da pesquisa orgânica.

Estimulando o aumento do tráfego orgânico

Diante desse contexto, as estratégias de marketing relacionadas ao tráfego orgânico têm crescido e novas ferramentas foram desenvolvidas, como as atividades de SEO. A sigla para Search Engine Optimization é traduzida como otimização para mecanismos de busca e contempla o conjunto de técnicas para alavancar o tráfego orgânico e, assim, posicionar uma página entre os principais resultados das ferramentas de busca. Elas se dividem em dois grupos: on page e off page. Acompanhe abaixo as diferenças entre essas classificações:

On page

As ações SEO on page são aquelas realizadas na estrutura interna do site e que buscam construir a melhor experiência possível para quem acessa a página. Isso envolve a otimização tanto do aspecto visual como de outras informações dispostas na página, como o desenvolvimento de uma URL amigável, que não dificulte o acesso ao site; uso de hiperlinks que conectem um artigo do site a outros; e a produção de conteúdo que use palavras-chave populares ao nicho que se busca alcançar. O próprio Google disponibiliza a ferramenta Google Trends, que mostra quais foram os temas mais pesquisados na plataforma e disponibiliza as informações de quantas vezes uma palavra ou expressão-chave foi buscada, medindo o nível de interesse dos usuários por esse termo ao longo do tempo. Desenvolveu-se também a concepção de marketing de conteúdo, que tem como base a produção de conteúdo relevante, que se alia aos interesses do público-alvo e incentiva o tráfego orgânico.

Off page

Já as técnicas SEO off page são realizadas externamente ao site, podendo ser aplicadas nas redes sociais e outros blogs/sites. O estabelecimento de parcerias, por exemplo, pode ser definitivo para a visibilidade de um site. Essas cooperações podem ser concretizadas por meio de indicação do site através de parceiros dele ou por guest posts, quando o parceiro abre espaço de publicação de artigos para o convidado, nesse caso, produtor de conteúdo do site em questão. O mesmo se aplica a redes sociais, que também têm grande importância no direcionamento de usuários para sites. Despertando a curiosidade das pessoas que acompanham os parceiros, é possível prospectar um público que possui interesses em comum com o site e pode também retornar para ele futuramente, em busca de outros conteúdos de seu interesse. Dessa forma, o mundo on-line de olho no tráfego orgânico também é estimulado.

Enfim, seja interna ou externamente ao site, todas essas possibilidades permitem que seja estabelecida uma relação com o público-alvo e desenvolvidas ações certeiras para estimular o crescimento do mundo on-line de olho no tráfego orgânico.

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